LEMA 2016/2017 das Províncias Maristas de COMPOSTELA, IBÉRICA, L'HERMITAGE e MEDITERRÂNEA
23-08-2016 14:43

200 e + vive o sonho
Como aconteceu em anos anteriores, as Províncias Maristas Compostela, Ibérica, L´Hermitage e Mediterrânea partilharão o mesmo objetivo para todas as suas obras educativas. Neste ano, o objetivo educativo traduz-se no lema: Semeia Esperança. Através do lema, do cartaz e dos vários subsídios educativos, apresentamos esta proposta como base da programação anual dos centros.
É UMA RESPOSTA A…
Nos tempos que vivemos, conscientes da realidade em que vivemos, o lema SEMEIA ESPERANÇA quer ser uma mensagem positiva para as pessoas.
Uma resposta à realidade que vive o nosso meio, condicionado pela crise económica e social e pelas injustiças que derivam desta crise.
Uma resposta à necessidade e à procura do sentido da vida com todos os projetos, convicções, decisões, crenças… Acreditamos na capacidade que as pessoas têm em alcançar os seus sonhos apesar das dificuldades.
Uma resposta para voltar ao Evangelho genuíno e dar, assim, uma boa notícia. Um reposta de amor, justiça e paz para as pessoas.
O facto de contagiar de esperança o nosso meio pode ser um ponto de partida para começar a transmitir positividade e compromisso para com o mundo, acreditando que chegará o dia em que as dificuldades se transformam em oportunidades.
Mais uma vez, as Províncias europeias de Compostela, Ibérica, L’Hermitage e Mediterrânea propomo-nos um lema comum para trabalhar durante o ano letivo. Fazemo-lo como sinal da união que existe na missão de todas as nossas obras educativas.
No ano 2014-2015 o lema escolhido é ABRINDO PORTAS. É um convite a abrir as portas à imaginação, a sonhar um novo ano e enfrentá-lo com ilusão.
As nossas obras educativas estão chamadas a ter essa atitude de abertura e de movimento que o lema refere, ter vontade de ir mais além, não parar onde estamos e atravessar portas que nos aproximem mais da realidade, das crianças e dos jovens de hoje e da sociedade na qual vivemos.
“Abrindo portas” é também um convite a procurar as nossas próprias chaves que nos podem ajudar a prosseguir este processo de abertura e também abrir o nosso coração à Palavra de Deus - que nos remete para a Vida - e à espiritualidade marista como estilo concreto de viver esse processo em cada dia.
Desta forma, queremos:
- Olhar para a nossa vida e pormo-nos em caminho.
- Estar atentos à vida que nos rodeia, descobrindo necessidades onde nos podemos comprometer.
- Deixarmo-nos interrogar no encontro com as pessoas que nos rodeiam.
- Tornarmo-nos conscientes do processo de crescimento de que fazemos parte como crianças, jovens ou adultos.
- Aproximarmo-nos mais da mensagem de Jesus, deixando que nos guie no nosso caminho.