EVENTO 10 de novembro - Aula Magna

"O PONTO DE PARTIDA - Há cerca de 3 milhões de portugueses com menos de 25 anos. São eles os futuros adultos do nosso país. É por isso essencial conhecê-los mas também interpelá-los envolvê-los nos temas que fazem parte da atualidade, compreender o que pensam, o que sentem, o que os motiva, quais os seus sonhos e como veem o futuro.

Para dar resposta a este desafio, nasce a iniciativa 3 Milhões de Nós, focada inteiramente na juventude atual. Queremos criar na nossa cidade um dia em torno do tema "ser jovem hoje”com o objetivo de escutar, conhecer e interpelar o sector juvenil."

3MN - Conteúdos.pdf (198171)

CERIMÓNIA DE INÍCIO OFICIAL DE ANO LETIVO 2018/2019

 

Celebrou-se no dia 14 de setembro a Cerimónia Oficial de Abertura do ano letivo da nossa escola.

A comunidade educativa do Externato Marista de Lisboa reuniu-se no ginásio para a habitual apresentação da direção, dos coordenadores e equipas que irão liderar os respetivos ciclos, dos representantes dos sectores e das associações e movimentos juvenis presentes na escola e da comunidade de Irmãos Maristas de Lisboa. 

Foram também homenageados os educadores que completaram 25 anos no EML. 

O Professor Eurico Santos, diretor do externato, dirigiu uma mensagem inspiradora à comunidade, desejando “que as férias tenham sido retemperadoras permitindo restabelecer os níveis de energia e de motivação para iniciarmos mais um ano de trabalho, de aprendizagem, de realização e de crescimento pessoal, académico, profissional e Marista!” 
Sob a mensagem do lema deste ano letivo - MUDA! - o Diretor do EML deixou-nos, entre outras, duas ideias:
- “MUDAR É DIFÍCIL, MAS NÃO MUDAR É FATAL”
- “MUDAR TAMBÉM É CONSTRUIR COISAS NOVAS, PESSOAS NOVAS!”

Organizada pela equipa de pastoral, foi desenvolvida uma ação em que os representantes dos alunos entregaram um catavento em origami, reforçando o significado das figuras representadas no lema deste ano (https://www.ext.marista-lisboa.org/maristas/lema.html).

Por fim teve lugar a entrega de diplomas de QUADRO DE HONRA aos alunos que obtiveram essa distinção no ano letivo anterior. 

No encerramento foi cantado o hino do Externato Marista de Lisboa, momento de grande emoção, que nos lembra logo no seu início: “SOU MARISTA - DEUS O QUIS”.

youtu.be/CyUFib53xn4

 

REUNIÕES DE APRESENTAÇÃO DO ANO LETIVO AOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

Na “nova” sala de conferências, também ela resultado de mudança, realizaram-se nos dias 11 e 12 as reuniões de apresentação do ano letivo aos Pais e Encarregados de Educação pela primeira vez na escola, do Pré- Escolar, do 1º. Ciclo e dos anos iniciais dos restantes ciclos (5º, 7º e 10º anos).
As mensagens transmitidas pelo Diretor do Externato, Professor Eurico Santos e pelos coordenadores dos respetivos ciclos, para além de informativas, exortaram-nos ao acompanhamento dos nossos filhos e à partilha com os respetivos Diretores de turma.
O lema do ano “MUDA!” foi apresentado pela Professora Marisa Temporão, coordenadora de Pastoral. 
Foi ainda apresentado aos Pais e Encarregados de Educação a MarCha, o movimento juvenil da Província de Compostela.
Na sessão dirigida ao 10º ano foi efetuada uma apresentação pelo convidado da direção, Professor António Estanqueiro, subordinada aos processos de estudo e comunicação com os alunos.

NOVIDADES NO 1º CICLO

No 1º Ciclo brincar também é muito importante. Por isso os educadores, que todos os dias acompanham os nossos filhos, prepararam algumas surpresas para o início do ano letivo. OBRIGADO!

 

FIONG – O Festival Internacional ONG terá lugar nos dias 23, 24 e 25 de Julho e conta com a participação de 4 guitarristas de topo de Los Angeles e a habitual participação dos alunos do EML que integram a ONG.

Contacto

APM-EML
Externato Marista de Lisboa
Rua Major Neutel de Abreu, nº 11, 1500-409 Lisboa

217 712 030 (EML-geral)

© APM 2018 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Webnode